sábado, 17 de agosto de 2013

O mar de monstros


O mar de monstros é a segunda parte da história de Percy Jackson e seus amigos, a história em suma é a viagem que Percy, junto com Annabeth e Tyson, fazem para salvar o Grover do ciclope Polifermo e a busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de salvar as barreiras mágicas do acampamento meio-sangue.

O segundo filme da série, tinha de tudo para ser ótimo e surpreender os fãs, mas isso não foi feito. O mar de monstros não passa de um filme "melhor" quando comparado ao primeiro, O ladrão de raios. Peças fundamentais da história foram retiradas da adaptação, o que fez a história perder a sua riqueza.

O mar de monstros será um ótimo filme para você assistir caso não tenha lido os livros, porque caso o contrário, irá ficar frustrado. Porque infelizmente o filme tem mais pontos negativos do que positivos se você olhar com os olhos de quem já leu o livro. E mesmo que você não tenha lido, você poderá ficar confusos, pois (não lembro direito) acho que foram poucas as coisas referente a mitologia grega que foram explicadas com o decorrer do filme. Pode existir cenas que você  ficará "Nossa que legal, mas o que é isso?"


(A partir daqui haverá spoilers sobre a história e sobre o filme.)

Pontos negativos (o que faltou):


Para início de conversa, o missão que manda Clarisse para o mar de monstros: onde está Tântalo que nos livros mandou ela nessa missão? E quanto a Hermes? Seria mais válido se como nos livros, ele que fosse atrás do Percy para pedir ajuda pelo seu filho, pois mostraria a preocupação que de certo modo ele tem em relação ao Luke. O Andrômeda, que nos livros é um barco grande, no filme não passou de um iate. Os "traidores" do acampamento, como a Silena Beauregard, já foram revelado no segundo filme, o que vai fazer uma grande diferença na sequência da história. O Grover sendo sequestrado também foi uma grande baboseira, enquanto nós livros ele vai parar na ilha do Polifermo por estar atrás do deus Pã, no filme ele é sequestrado e deixado na ilha só para o Percy o salvar? Isso não foi exatamente explicado. Mas a maioria dos momentos em que eles estão no mar foi estranho ao extremo, o barco da Clarisse não foi atacado e destruído por Caríbdis e Cila, e seria nessa parte em que o Tyson supostamente iria morrer. A ilha da Circe, no filme é a mesma ilha que Polifermo mora, já nos livros, a ilha da Circe é um spa, SPA e Resort CC. Sua ilha, é uma prisão para semideuses masculinos na qual ela transforma os homens em porquinho-da-índia. Feitiço que é jogado em Percy. Na tentativa de salva-lo, nos livro, Annabeth da para todos os presos umas vitaminas que os transformam em humanos novamente. Os porquinhos-da-india são revelado como o Barba Negra e sua tripulação. E a história na ilha da Circe acaba quando Annabeth e Percy roubam o navio do Barba Negra, o Vingança da Rainha Anne. Já na ilha do Polifermo, no filme não teve a parte que a Annabeth o engana com a piada do "ninguém" e não teve o Grover fazendo e desfazendo o vestido. Mas o que mais estragou o filme foi o fato de Cronos ter renascido e destruído com a maior facilidade pelo Percy.

Esse filme, que veio com a proposta de retirar a péssima impressão do primeiro filme, falhou em sua missão. O filme sim melhor que o primeiro, mas também não foi um grande filme como eu esperava.


Pontos positivos ( o que teve):



A grande profecia foi alterada, que ao invés de os dezesseis anos, a profecia se cumprirá, quando o semideus da profecia chegar aos vinte anos de idade. O que irá aumentar o prazo dos atores no filme. E falando na profecia, o oráculo aparece nesse filme, de uma forma brilhante.O filme também mostra, de uma excelente forma, a história de como Annabeth, Luke e Thalia chegam no acampamento e de como a Thalia se transforma no pinheiro e vira a barreira mágica que protege o lar dos semideuses. A tripulação zumbi do navio de guerra da Clarisse também foi um ponto positivo. A aparição de George e Martha e do peixe-ponei foi algo que achei que não iria aparecer, mas apareceram. O final do filme foi realmente o grande ponto positivo/negativo, o modo como a Thalia aparece e o pequeno diálogo entre ela e Percy é igual ao do livro, mas não foi explicado que o grande plano do Luke não era ressuscitar Cronos e sim reviver Thalia para ter mais um modo de controlar a grande profecia.

Do livro, o que apareceu, apareceu bem feito, o grande problema do filme todo foi o que não apareceu. E a falta de profundidade dos problemas dos personagem, tudo se resolvia muito rápido, não deixou a expectador criar um medo do problema não ser resolvido. Os problemas surgiam, e eram resolvido como se tudo tivesse que acontecer correndo, o que pode fazer quem assiste logo esquecer do que se passou.

No papel de fã da saga, posso dizer que gostei, mas não foi lá essas coisas, corro o risco até de dizer que é um filme para se assistir quando não estiver passando um outro melhor. O mar de monstros me fez criar expectativas que não foram saciadas. Acho que é isso, assistam o filme para criarem uma opinião melhor, mas já digo para não ir esperando uma vero semelhança em relação ao livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário