terça-feira, 13 de agosto de 2013

Resenha literária: Um porto seguro.

Quando comecei a ler o livro Um porto seguro do Nicholas Sparks, eu esperava encontrar como sempre, um casal que ia se apaixonar, que iram ter conflitos mas que no fim tudo iria acabar certo. Estava errado. O livro Um porto seguro, não é apenas sobre o amor, é sobre amizades, sobre como o medo pode nos paralisar e de como o amor nasce de uma amizade, a violência doméstica etc.O livro conta a história de Katie, uma jovem misteriosa que se muda para a pequena cidade de Southport na Carolina do Norte. A bonita e misteriosa Katie chama a atenção de todos na cidade, porque ela se mudou para lá sozinha, não tem amigos, nem família e evita contatos mais íntimos com as pessoas. Mas ela chama uma atenção especial de Alex, um viúvo dono de uma loja na cidade e pai de dois filhos. Ela também chama a atenção de sua nova vizinha Jo, que depois se tornam íntimas e é a primeira pessoa para quem Katie conta a sua história.

A história de Alex e Katie começa quando o filho mais velho dele cai em um acidente no lago e Alex vai salva-lo, e enquanto isso ocorre, ela fica tomando conta da filha mais nova dele. Alex fica agradecido e ainda mais encantado por ela. E depois de alguma idas a loja fazer compras, Katie e Alex se tornam "amigos". E num ceta vez Kristen, filha de Alex, convida Katie para ir a praia com eles, convite o qual ela não recusa. Chegando lá, eles tiveram um dia muito bom, mas que acaba quando Alex diz saber que ela foge de alguém e que já foi casada, e que ele sabe disse pois ela tem o hábito de rodar uma aliança que não esta no dedo dela. Ela fica abalada, pois fica parecendo que ele a investigou e que descobriu o seu grande mistério. E depois desse encontro, eles tiveram outro, que foi o primeiro encontro romântico deles.
Os únicos livros do Nicholas Sparks que eu li foi A última música e Diário de uma paixão, e ambos relatam uma história que já aconteceu, e algum personagem a está lembrando. Com Um porto seguro é diferente, ele conta uma história (a historia de Katie e Alex no presente) e nós vamos montando o passado dos personagens de acordo com o decorrer da história presente.

Na metade do livro quando já sabemos a verdadeira história de Katie, que na verdade se chama Erin, o autor nos mostra uma visão diferente da história dela, ele nos mostra a história do ponto de ista do seu ex-marido que é um alcoólatra que a batia. Ele acho que posso dizer assim, é um psicopata que acha que sua mulher é a culpada de tudo, mas por um outro lado ele mostra que também a ama, e disso nasce o conflito. E por fim o autor nos surpreende com uma narrativa, um suspense e revelações que deixará você em choque no final de tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário