terça-feira, 1 de julho de 2014

Resenha: As vantagens de ser invisível

Sinopse: Livro de estreia do roteirista Stephan Chbosky, o romance vendeu mais de 700 mil exemplares nos EUA desde o lançamento. As vantagens de ser invisível é ao mesmo tempo engraçado e atordoante. O livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências-, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephan Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a uma amigo que não se sabe se é real ou imaginário.

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como protagonista que tem de assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar.


Resenha: Existem livros tão especiais e raros e seus que fazer propaganda da sua adoração por eles parece traição. As vantagens de ser invisível é um desses livros especiais. Eu falo dele o mínimo possível e para um grupo muito seleto de pessoas. E por isso pensei seriamente em não fazer está resenha, mas aqui estamos, se considere importante.

Eu comecei a procurar esse livro assim que soube da sua adaptação para o cinema, onde teria Emma Watson e Logan Lerman como protagonistas. Eu procurei muito, mas a rocco já tinha retirado a primeira versão de circulação para substituir pelo livro com a capa promocional do filme. Eu não gosto de capas promocionais, mas eu queria muito ler esse livro e comprei assim mesmo. E logo quando comecei a ler.... amor à primeira vista.

As vantagens de ser invisível é o tipo de livro que agrada a todos os públicos de diferentes formas. E você o lerá mais de uma vez se tiver oportunidade, porque o Stephan Chbosky soube cativar leitores com essa obra.

O livro é uma espécie de coletânea das cartas escritas por Charlie para um anônimo, que juntas formam um diário. No início do livro é explicado pelo próprio Charlie que os nomes de todas as pessoas citadas (os personagens) para ninguém os reconhecer "na vida real", e explica também que o objetivos nessas cartas é desabafar com alguém que não julgue as suas atitudes. Nesses relatos, nós leitores nos aprofundamos  na história do Charlie, que na minha opinião foi um dos personagens mais amorosos e lindos que já foram escritos. Ele diferentes de muitos personagens é humano, o que o torna real.

As vantagens de ser invisível é escrito de uma forma simples e bonita, e aborda
temas como sexo, drogas, dramas familiares, primeiro amor, amizade, doença etc, mas de uma forma tão leve e pura que não chega a ser um drama pesado.

Todos os personagens do livro são especias de alguma forma, e todos como o Charlie são humanizados de uma forma brilhante pelo autor. Sam e Patrick são engraçados e divertidos, Bill o professor que estimula Charlie a escrever e a ler é atencioso, os familiares do Charlie são cuidadosos. E todos em algum momento do livro se tornam protagonistas na história. E isso é o legal no livro, que apesar do Charlie ser o protagonista/núcleo do livro, todos os outros personagens são complexos, cativantes e importantes quanto o Charlie. E mesmo assim eles não roubam o foco no livro. Eu tenho a opinião de quem faz um livro são os personagens, você pode ter uma história brilhante, mas se os personagens não cativar o leitor a história não adiantará de nada.

Além de tudo isso, o livro da ao leitor algumas dicas musicais, que se você não ouviu, deveria parar de ler a resenha agora e ir ouvir as músicas. Como por exemplo: Asleep do The Smith, Blackbird dos Beatles, Scarborough Fair do Simon & Garfunkel entre outras (Eu amo essas bandas e músicas porque o meu pai tinha cds deles, e quando eu era menor ele me colocava para dormir ouvindo eles.)



 "Acho que, de todas as pessoas, você entenderá, porque acho que você, entre todos os outros está vivo e aprecia o que isso significa. Pelo menos eu espero que seja assim., porque os outros por você em busca de força e amizade, e é tudo muito simples. Pelo menos foi o que eu soube.Então essa é a minha vida. 
E quero que saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

Nenhum comentário:

Postar um comentário