sábado, 30 de agosto de 2014

Resenha: Anna e o Beijo Francês




Sinopse: Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu envia-lá para um colégio interno na Cidade Luz. Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma melhor amiga fiel e um namoro prestes a acontecer. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Étienne, além de tudo, tem uma namorada... Anna e Étienne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? 







Resenha: Anna é uma adolescente de dezessete anos que vive em Atlanta, tem sua mãe e seu irmão mais novo com que mora, sua melhor amiga Bridgette, um emprego em um cinema e um pretendente ao cargo de seu namorado, Toph. Ela sonha em continuar a trabalhar no cinema até acabar o ano e começar a faculdade de crítica do cinema. Mas seus planos são destruídos por seu pai, um famoso escritor egocêntrico que manda ela para estudar em colégio interno para norte americanos em Paris.

Anna odeia a mudança, ela está sendo deixada sozinha em uma cidade desconhecida que fala uma língua desconhecida. Mas chegar nos dormitórios do novo colégio, ela conhece Meredith, e já se tornam amigas. E depois de conhecer a Mer, ela conhece os amigos dela, Josh e Rashimi que são namorados e Étienne St. Clair o garoto mais bonito que ela já viu.

No começo do livro Anna, passa por dificuldades, primeiro por ser uma novata estudando no último ano, segundo por não saber a língua local (os alunos falam inglês por serem todos norte americanos, mas ela tem de aprender o francês para se comunicar além da escola), e ainda tem de lidar com um relacionamento a distância com a sua melhor amiga e com Toph. E para completar começa a nutrir sentimentos por St. Clair.

Étienne St. Clair tem vários problemas (1) ele namora; (2) é incrivelmente legal (3) Meredith apesar de amiga dele também o ama (4) Anna não pode te-lo. Mesmo que ele terminasse, Maredith estava lá primeiro, e na lógica de Anna, ela que tem o direito caso ele termine com Ellie.


Étienne é o tipo de garoto que toda garota deseja: é bonito, engraçado, inteligente, espirituoso, simpático e romântico.  E Anna sabe que está se apaixonando, porém ela se apega a esperança de ter um relacionamento com Toph quando voltar. Porém após o primeiro semestre St. Clair e Anna já são melhores amigos, ele a apresneta a Paris, a levando em vários pontos famosos da cidade e é ele que muda a vida dela em Paris quando conta que a cidade é famosa por seus inúmeros cinemas. Anna é apaixonada por filmes, principalmente os clássicos, e seu sonho é ser uma grande crítica de cinema. E passa a ir com muita frequência aos cinemas mais próximos.

A relação entre ela, e Étienne aumenta, porém uma série de eventos gera um conflito nessa amizade, que faz Anna questionar se eles poderiam ir além da amizade. E nás férias eles não param de se comunicar, o que aumenta o laço entre eles. E você como leitor vai torcer cada vez mais pelo casal como passar das páginas. Eles brigam a todo estante, e fazem as pazes na mesma velocidade, a cada dois passos para frente, um para trás é dado.

O livro mostra além dos conflitos de Anna e St. Clair, mostra também os conflitos dos personagens próximos a Anna, Josh e Rashimi estão brigando constantemente, Meredith é uma jogadora de futebol, St. Clair tem muitos problemas em casa, seu pai é uma espécie de monstro rico e influente e sua mãe é diagnosticada com câncer. Os conflitos com os novos amigos moldam Anna ao decorrer do livro, pois ela ainda está aprendendo a lidar com os novos amigos.

Anna e o Beijo Francês é narrado em primeira pessoa pela peronagem principal, e nos aprofunda de maneira correta nos sentimentos e conflitos de Anna. O livro é leve, bem humorado e ainda encontramos algumas palavras em francês. E como o romance de estreia da Stephanie Perkins, é um romance acolhedor e muito romântico. Seu personagens são cativantes, e os acontecimentos do livro são os tipos de acontecimentos que podem normalmente acotecer na vida real, levando em conta que acontecem em Paris. Anna se apaixonou perdidamente por Étienne na Cidade Luz, a cidade mais romântica do mundo, e você com toda certeza também irá se apaixonar; Você sabe o que é um Beijo Francês?



" - Se você pedir para te beijar, eu te beijo - diz ele.

Os dedos dele apertam a parte de dentro do meu pulso e arrebento em chamas.

- Beije-me - digo.
E ele me beija."

Nenhum comentário:

Postar um comentário