terça-feira, 7 de outubro de 2014

Resenha: Starters, Sobreviver é apenas o começo

Sinopse: Callie perdeu os pais quando a Guerra dos Esporos varreus todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Beverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como Velho. Ele contrata adolescentes para alugar seus corpos aos Enders - idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver, concorda em ser uma doadora. Mas o que parecia ser a solução é apenas o começo de grandes descobertas... E Callie terá que lutar para tentar sobreviver.




Resenha: História habitada em Beverly Hills num Estados Unidos futorista, o livro conta a história de Callie, uma adolescente que junto com outros muitos ficaram orfãos após uma guerra de Esporos que matou todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Na época apenas Starters e Enders foram vacinados contra os esporos, se tornando os únicos sobreviventes. Divididos entre Starters (os jovens) e Enders (os velhos) vários conflitos acontecem na cidade. Starters sem pais vivem nas ruas contando com a própria sorte, enquanto os Enders utilizam de maneira exagerada de suas riquezas e poder. No meio disso tudo, Callie se encontra tentando sobreviver com o seu irmão mais novo e com o seu antigo vizinho Michael. A vida nas ruas é difícil, eles enfrentam frio, fome, e muitos outros perigos que são agravados quando Tyler se encontra doente. A única saída que Callie encontra é entrar para o banco de corpos, a Prime Destinations. A Prime é um empresa que aluga corpos do Starters para Enders que querem se divertir mas que a idade e condição física não permite, a medicina futurista aumentou a expectativa de vida para 200 anos. Esse aluguel acontece por meios de chips implantados na cabeça dos Starters, e as ondas cerebrais dos Enders são enviadas para esse chip, dando o poder de controlar o corpo dos Starters. Ao alugar o corpo de um Starter os Enders são proibídos de por em rico o corpo alugado, não podendo matar ninguém e nem ter relações sexuais.

O conflito do livro que desencadiará as tramas ocorridas, é o fato de a primeira Ender que alugou o corpo de Callie, Helena, ter alterado o seu chip. Helena o modifica para poder por o corpo de Callie em risco e o poder de matar outras pessoas. Helena é contra a Prime Destinations, sua neta Emma foi até a Prime para alugar o seu corpo e desapareceu. Ela é contra a sociedade em que vive, e acedita que os culpados devem ser mortos. Chega um momento em que Helena é desligada de Callie, e chega a hora dela continuar os planos da sua hospedeira. Porém, muita coisa é descoberta  e Callie não poderá confiar em ninguém.

Callie correrá risco de vida, lutará, se apaixonará, fugirá  e ainda sera presa. Tudo isso para proteger a todos e a si mesma. Mas ela vai descobrir que se manter viva e proteger aos que ama será cada vez mais difícil quando não se pode confiar em ninguém.

Starters é uma distopia incrível, narrada em primeira pessoa pela própria Callie. O início do livro não é tão envolvente quanto depois de um terço dele, porém ao decorrer da narração o livro vai ficando mais empolgante e vai te envolvendo em vários enventos de tirar o folego e com um final supreendente (realmente surpreendete é um dos finais mais surpreendentes que eu já li) irá fazer você amar esse livro. Callie é uma protagonista forte, que não mede esforços para sobreviver ou para salvar quem ela ama.


"Ouvi o som de alguém respirando. Dentro da minha cabeça.
Meu coração acelerou.
Menina Cal.
Fazia muito tempo que eu não ouvia aquela voz.
Quando os gaviões gritam, é hora de voar.
Meu pai? Minha cabeça começou a girar, mesmo que eu soubesse que não o veria. Os sons da multidão esmaeceram.
Blake sorriu para mim, com uma expressão curiosa.

- Você está bem?
Procurei dentro de mim mesma. Tentei aguçar os ouvidos, mas não escutei nada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário