quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Comunidade LGBT em séries (Looking e OITNB)

Acho que a maioria das séries tem algum personagem gay ou lésbica, pretty little liars, The Originals, The Vampire Diaries, The Walking Dead, Teen Wolf e por ai vai. Mas Looking e Orange Is The New Black são em especiais séries que abordam de forma mais profunda o universo gay e lésbico. Esse post é para comparar o que tem o que não tem em cada série e também é uma sugestão para que se você não assiste, se interesar e assistir.

A trama de Looking gira em torno de três amigos gays e vivem em São Francisco. Cada um está em uma fase da vida e vivem dramas completamente diferentes. Patrick é um designe de games com 26 anos, que nunca teve um relacionamento duradouro, Augustin é um artista de 31 anos que tem um relacionamento que está entrando na rotina e ele com o seu namorado tentam crescer no relacionamento, e por fim Dom um garçom de  40 anos que vive a crise da meia idade. A série original da HBO  que teve o início da segunda temporada este ano, contém poucos episódios (a primeira temporada tem apenas oito), e é um drama curto e leve para acompanhar.

Orange Is The New Black é por sua vez um sucesso mundial, original da Netflix e baseada no livro de mesmo nome, a série conta o cotidiano de um presídio feminino. O tema principal da série não é o "mundo lésbico", mas o tema está sempre presente. Exitem os casais o sexo e tudo mais. E trata o tema com muito humor e quebra tabus.


Looking trata o tema com drama, Orange Is The New Black com humor. São dois mundos diferentes que se complementam de certa forma. Em OITNB, sexo é sexo e até mostra em algumas cenas orgão genital mas nada apelativo, em Loking, que tem mais cenas de sexo que oitnb, não mostra órgãos mas as cenas são mais "pesadas".

Cada episódio de looking termina de repente, o que te faz querer ver o próximo, oitnb termina cada episódio em uma situação quase ou até cômica o que  também te faz querer ver o próximo episódio. Tanto a netflix quanto a HBO tem como características em suas séries temporadas curtas, mas looking ganha com apenas oito (o que para mim é um absurdo).

Eu particularmente gosto mais de drama do que de comédia, por isso eu tenho looking me agrada muito, além da série ter uma ótima trilha sonora e uma fotografia linda. Mas em contra partida, OITNB tem personagens mais cativantes e abordam situações ao máximo. OITNB apesar de ser baseada no livro e que por sua vez são memórias da autora Piper Kerman, tem algumas situações pouco reais, enquanto em looking a trama gira como a vida, as vezes acontecem coisas incríveis e as vezes não.

Orange Is The New Black tem abertura e Looking não, e a abertura da série é um bônus onde mostra vários rostos de detentas reais e isso é muito legal. OITNB também aborda as dificuldades dos diferentes tipos de mulher como negras, brancas, asiáticas, idosas, latinas e até transsexuais. Looking perde por isso, os únicos personagens que temos são os principais, isso não é de todo o ruim, mas oitnb tem esse leque mais amplo e é bom. 

A verdade é que é difícil fazer uma comparação muito aprofundada entre essas série porque Looking está mais pra Girls ou Sex and City, por ser uma série sobre cotidiano numa cidade e tal. Looking é uma série muito nova, e ainda terá que mostra para o que veio, enquanto orange is the new black conseguiu o seu espaço desde a primeira temporada.

LOOKING

pontos positivos:

- Ótima história;
- Drama na medida certa;
- Shipps pra todo lado;
- Personagens profundos;
- Trilha sonora;
- Diversidade racial;
- Elenco secundário forte;
- Fotografia.

pontos negativos:

- Temporadas curtas
- Pouca profundidade nas situações abordadas;
- Trata o cotidiano gay muito no submundo.




ORANGE IS THE NEW BLACK

pontos positivos:

- Cast fantástico;
- Comédia e drama na medida certa;
- Personagens cativantes e bem construídos;
- Trilha sonora;
- Flashbacks explicando como cada mulher foi presa;
- Aborda o cotidiano em um presidio feminino de forma leve;
 - História sobre mulheres feitas por mulheres.

pontos negativos:

- situações pouco reais;
- alguns estereótipos raciais (que faz parte do humor e tal eu entendo mas as vezes não me agrada. Exemplo: A mulher negra sempre tem que falar alto.)
- Não saber o que va acontecer e nem torcer muito para as personagens porque no fim das contas elas estão presas.


Um comentário: