domingo, 14 de julho de 2013

After all this time?


O post de hoje é bom e ruim ao mesmo tem, estou aqui para falar de Harry Potter. Hoje dia 15 de julho faz dois anos desde a estreia do último filme da franquia Harry Potter. 

A história que narra as aventuras do bruxo Harry Potter foi escrito pela escritora JK Rowling que foi a primeira mulher a ficar milionária apenas com a venda de livros. Sendo assim da para imaginar o sucesso que a história fez em todo mundo. O sucesso é tanto que os livros da saga já foram traduzidos para mais de 67 idiomas. E para curiosidade, o livro da série que mais vendeu foi Harry Potter e a Pedra Filosofal com cerca de 120 milhões de cópias.


A história fez tamanho sucesso, não apenas por ser um livro bem escrito de literatura fantástica, mas também por abordar temas como amizades, ambição, escolhas, preconceitos, coragem, crescimento, responsabilidade moral e as complexidades da vida e da morte. E esses temas são tão gritantes na história, que no final tudo que permitiu que a história acontecesse foi a ambição de um contra o amor incondicional de outros. Referente ao tema morte, JK Rowling já disse em uma entrevista: "Os meus livros abordam bastante a morte. Começam com a morte dos pais de Harry. Há a obsessão de Voldemort em derrotar a morte e conquistar a imortalidade a qualquer preço [...]. Eu percebo porque é que Voldemort quer conquistar a morte. Todos nós temos medo dela." E o mais interessante que os livros não são sobre isso, não são aqueles tipos de livros que te impõe esses temas, o tema flui da história.


Mas claro, para a mente dos fãs tudo é uma maravilha, e na visão de muitos críticos também, mas nem todos tem a mesma opinião. Stephen King (escritor de livros como Carrie, a estranha) disse sobre os livros de Jk Rowling: "São livros que contém perspicaz história de mistério. Um feito do qual somente uma imaginação superior é capaz. Harry Potter passará pelo teste do tempo e irá para uma prateleira onde somente os melhores são mantidos [...]. Essa é uma série não só para uma década, mas para eras." E em contra partida o crítico literário, Harold Bloom, atacou o valor literário de Harry Potter, dizendo que a "Mente de Rowling é tão governada por clichês e metáforas mortas que ela não tem estilo de escrita."

O sucesso dos livros foi tamanho, que foram adaptados de uma forma brilhante para o cinema, e ao vender os direitos  de filmagem para a Warner, a maior exigência de Rowling foi que o elenco principal permanecesse estritamente britânico. Essa excelente adaptação ocorreu pois os roteiros de todos os filmes foram supervisionados pela escritora, as mudanças que ocorrem das páginas as telas se deram por conta de própria exigência do estilo cinematográfico. Além disso, todos os atores envolvidos na história são brilhantes, começando com a talentosa e brilhante Helena Bonham Carter que deu vida a vilã (que todos amam) Bellatrix Lestrange, o Alan Rickman que interpretou Severo Snape ( e o único que sabia que Snape seria o grande herói da história, isso porque a JK Rowling achou importante ele saber por causa do personagem), como Dumbledore temos Richard Harris (que também deu vida ao mago Gandalf na trilogia de o senhor dos anéis), Gary Oldman como Sirius Balck, a consagrada atriz Maggie Smith como Minerva McGomagall, e sem contar o famoso trio: Emma Watson, Daniel Radcliffe e Rupert Grint.
E como ocorreu com os livros, o sucesso dos filmes foi imenso, o lucro em cima dos filmes foi tão grande quantos dos livros, e todos os filmes estão dentro do top 40 de maiores bilheterias, sendo que, o último filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II (o qual faz dois anos hoje desde a sua estreia) é a quarta bilheteria do mundo.


A saudade é imensa, mas não é como se nós fãs estivéssemos sem a saga, quero dizer. Todos ainda lemos e vemos os filmes. Mas temos a saudade de esperar pelo próximo lançamento de filme e tudo mais. Harry Potter é a infância de muitos, nós crescemos juntos com os atores, vimos suas transformações. E nunca é fácil dizer adeus. E não queremos dizer adeus. É muito difícil pensar que não teremos novos livros ou filmes, porque eu sei que muitos como eu, passaram os últimos oito anos esperando um novo filme. Mas vocês lembram do que a JK Rowling disse na última premier? Nunca diga nunca. E com o Rupert chorando, a Emma disse "Não é o fim, nem por isso." E realmente não foi o fim, porque eu sei que como eu, muitos irão ler, reler e assistir inúmeras vezes os livros e filmes. Por que nós nunca teremos coragem de dizer adeus, ou que tudo acabou. E ainda existem aqueles que querem que  JK Rowling escreva um novo livro sobre a história do bruxo, mas não acho que essa ideia seja válida. Quero dizer, quando ela começou a escrever as história do Harry, ela já sabia que escreveria sete livros, um para cada ano do Harry em Hogwarts. Se ela escrevesse um Harry Potter 8 seria apenas por dinheiro e acho que perderia a verdadeira essência da história. Mas eu acho que ela deveria escrever um spin-oof (que é um termo que significa "o que deriva de algo") sobre a época dos Marotos em Hogwarts. E isso tudo é para dizer que ainda amamos Harry Potter e que Hogwarts sempre estará lá para aqueles que precisarem, basta abrir os livros.

E quando nós perguntarem se amamos Harry Potter depois de todo esse tempo, nossa resposta será:



R: Always.


Nenhum comentário:

Postar um comentário