sexta-feira, 26 de julho de 2013

The Man Who Sold The World

Música da semana.


A música dessa semana é The Man Who Sold The World do  David Bowie. Muitos covers da música fizeram sucesso tanto, ou posso dizer, até mais do que a  música original e as duas versões mais famosos da música é a do Nirvana e a da cantora Lulu.

A música do David Bowie, deu nome ao seu terceiro álbum e foi bem recebida pelas críticas, mas a música não ficou muito tempo na mente das pessoas, de acordo com os críticos da época. Mas o CD de modo geral foi um sucesso, e como apontou os críticos, o álbum era consistente e inovador.  O álbum é ainda apontado como grande influência para o que mais tarde viria a ser o estilo gótico.



Lulu (que é conhecida pela música To Sir, With Love e por ter atuado num filme de mesmo nome) foi a primeira artista a regravar a canção, em 1974, num "estilo leve, e quase de cabaré" e alcançou o topo das paradas britânicas. E o próprio David Bowie foi responsável pela produção desta versão do single.



Mas o cover de maior sucesso foi grado pela banda Nirvana, que foi gravada treze anos depois e estaria presente do cd MTV Unplogged In New York. A preparação para o show no qual o cover foi apresentado, fui de certa forma problemática, isso porque as ideias do Kurt não batiam com as ideias da produção. Primeiro a banda não queria tocar singles, e segundo porque o cantor tinha sugerido que o palco fosse decorado com lírios de Stargazer, velas pretas, e um lustre de cristal. E ao ouvir isso o produtor do show perguntou ao Kurt: "Você quer dizer como um funeral?", e ele respondeu: "Exatamente. Como um funeral." O cover do Nirvana fez a música alcançar um sucesso enorme, Bowie certa vez disse que "muitas crianças que vinham mais tarde dizendo: Legal que você tem cantado uma música do Nirvana. E quando isso acontecia, eu pensava comigo mesmo: 'Vão se fuder, seus pequenos perturbadores!'".


Nenhum comentário:

Postar um comentário