terça-feira, 9 de julho de 2013

Olha que legal, o Brasil parou e nem é carnaval...

Aos meus dezessete anos, eu nunca tinha visto algo mobilizar a população brasileira de tal maneira. Apenas quando o assunto era futebol ou carnaval. Nunca tinha visto o povo sair nas ruas pedindo mudanças, e sempre achei que o povo estava acomodado com a situação em que o país se encontra. E quando conversava com amigos e professores, nós sempre chegávamos na conclusão de que o povo precisava acordar e que o país precisava de mudanças drásticas. E voilá.
O povo sai as ruas, o povo se mobiliza, e eu nunca tinha visto isso acontecer, e achei fabuloso. Milhões de pessoas nas ruas, e aquelas que não saíam as ruas, muitas, apoiavam as manifestações. E isso foi visto quando nas ruas gritavam "Quem apoia pisca a luz!" e luzes de casas e prédios começavam a piscar.
No início das manifestações ocorreu devido ao aumento do preço da passagem do transporte público. E logo depois das primeiras manifestações o preço das passagens em todo o país diminuiu, e foi ai que o povo percebeu que sair as ruas traz mudanças. 
Os preços das passagens caíram, mas o povo continuou indo as ruas. Gritando por melhorias. Depois que as passagens diminuíram o segundo grito foi contra a pec 37 e ela também caiu. Depois foi a vez de gritar contra a "Cura gay" e contra o Marco Feliciano, a "Cura gay" foi barrada, mas Marco Feliciano ainda está lá ( o que eu acho absurdo). Mas esse já é um grande passo.
Mas nem tudo foi maravilhas, ouve violência (que não foi feita pelos manifestantes) e a mídia deu muito valor a isso. E todos sabiam que os atos de vandalismo não eram feitos pelos manifestantes e sim por vândalos. Eu sou contra a violência, mas minha professora de sociologia disse algo em que eu concordo: Não existe e nunca existiu manifestações populares sem violência, e prova disso foi a revolução francesa. E se nós temos os direitos que temos hoje, temos porque milhares de pessoas morreram para que nós pudéssemos te-los.

Agora, os protestos pararam, e a copa do mundo esta ai, onde quero chegar é: E no ano em que o mundo estará voltado para o Brasil, será o momento perfeito para sairmos as ruas e mostrar o país que temos. Porque tenho certeza que se sairmos para as ruas quando o mundo estiver voltado para cá, o governo vai ceder super rápido as reivindicações.

Então pessoas temos sim que sair nas ruas e gritar, fazer barulho e bagunça. E assim conseguir as mudanças que nós tanto queremos.


E eu também fui as ruas e ai estão algumas fotos do protesto que fui em Santo André.


Nenhum comentário:

Postar um comentário